Importação e comércio eletrônico são destaques das palestras do 2º dia da EletroExpo ICEEB

Na tarde do dia 14 de julho, a EletroExpo ICEEB ofereceu aos visitantes uma programação de palestras com profissionais do setor de e-commerce e comércio exterior que agregaram conhecimento aos participantes. Às 15h, o consultor de Comércio Exterior do Sebrae-SP, Thiago Alexandre Brandão Farias, falou sobre importação, os trâmites no processo de fazer negócio com fornecedores internacionais e também como aproveitar as melhores oportunidades de revenda de produtos importados no mercado nacional. Thiago comentou que a importação não deixa de ser uma compra complexa, pois envolve conhecimento dos mercados de outros países.  Por isso a necessidade de se fazer um bom plano de negócios, que inclui pesquisas sobre taxas, custos e processos de importação. Finalizando, o consultor falou sobre os formatos de importação, pagamento, financiamento e os procedimentos logísticos.

 

Na sequência, às 16h, a especialista em marketing digital, Ariadne Terrado, falou sobre como a internet pode ajudar os pequenos negócios. Segundo Ariadne, o Brasil é um dos países que registram as maiores taxas de aumento em e-commerce no mundo, e a grande fatia responsável por este crescimento são as pequenas e médias lojas virtuais. Para a palestrante atuar no comércio virtual oferece os mesmos desafios que qualquer outro negócio, e para obter êxito, é necessário planejamento, conhecimento e dedicação, sendo que, a concorrência na internet é mais acirrada que no mundo físico, devido à falta de barreiras geográficas. Para Ariadne, as redes sociais são benéficas no comércio virtual na fidelização de clientes, sendo que na atualidade, boa parcela do público consumidor de bens ou serviços, confia mais nas experiências e opiniões de outras pessoas, que na própria propaganda do produto.

 

Mário Polis, diretor da EMME Consultoria, fechou a programação falando sobre as principais dicas para ter sucesso na importação. Para o consultor as etapas envolvem uma série de análises entre as quais destacou o processo logístico, tributação, escolha do fornecedor, entendimento do processo produtivo, levantamento dos custos, taxas e alíquotas e seleção de bons prestadores de serviços. Mário apontou também algumas questões que merecem atenção do empresário que está começando neste mercado e que pretende ter longevidade na importação: ter um bom planejamento, estar sempre dentro dos conformes da lei e buscar as melhores práticas aduaneiras.

Tags

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

top