Programação de palestras reúne empresários do setor

Além de garantir oportunidades de negócio aos empresários, varejistas e compradores a ICEEB ofereceu, no dia 03 de novembro, uma programação de palestras gratuitas com foco na atualização profissional. As palestras abordaram temas relevantes como vendas pela internet, como importar da China com segurança e oportunidades em meio à crise.

Jairo Lobo Migues, especialista com mais de 20 anos de experiência na área de TI, do Sebrae-SP, abriu a programação com o tema “Como vender pela internet”. Na palestra Jairo apresentou alguns dados importantes do varejo online, mercado que cresce cerca de 25% ao ano. “Este mercado corresponde a 5% de todo o varejo, mas as pessoas estão cada vez mais comprando pela internet. Nos EUA, por exemplo, este share é de 20% e o Brasil está caminhando neste sentido”.  

Para 2015, segundo o especialista, o mercado de varejo online deverá crescer 15%. “Apesar de ser um leve declínio em relação aos últimos períodos ainda é um crescimento bastante significativo quando comprado a outros segmentos da indústria”. Outros dados mostrados na apresentação reforçaram ainda mais o e-commerce como um bom negócio. Dados da pesquisa e-bit, que avaliaram as tendências e hábitos dos consumidores online, mostram que 86% estão satisfeitos e, dessa forma, voltarão a realizar compras online.

Já o consultor de comércio exterior do Sebrae-SP, Mauricio Golfette, falou sobre o tema “Como importar da China com segurança”, orientando os empresários presentes em relação às questões de documentação, formas de financiamentos, aspectos jurídicos e os tramites burocráticos. Segundo o consultor, o empresário deve conhecer como funciona todo o processo, mesmo que contrate terceiros ou agências especializadas para realizar a atividade. “Além disso é importante ter planejamento. Conhecer o mercado, preço para revender a mercadoria, cálculo de lote econômico, promoção do produto e assistência no pós venda”.

Por fim, Mario Pólis, diretor da EMME Consultoria falou sobre “Importação: Oportunidades para um cenário de crise”. “Mesmo com o cenário atual e o dólar alto, o mercado externo pode ser uma oportunidade de negócio para os empresários brasileiros. Existe capital para investimento no mercado brasileiro, mas é preciso saber identificar as oportunidades e ter ousadia”.

Jairo Lobo Migues - consultor Sebrae SP

Jairo Lobo Migues – consultor Sebrae SP

Mario Pólis - diretor da EMME Consultoria

Mario Pólis – diretor da EMME Consultoria

Tags

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

top